quinta-feira, 9 de julho de 2009

Museu de Surf de Cabo Frio

As vezes me pergunto qual a finalidade de um museu de Surf num determinado lugar.
Afinal, nossa tribo não é muito conhecida por curtir, pesquisar ou mesmo entender a breve história do nosso tão amado esporte.
Aqui em Cabo Frio, tem um desses museus.
Esse museu é iniciativa do surfista das antigas Telmo, longboarder por puro instinto, Telmo, que apesar de paulista, tem status de local e um bom conhecimento da história do surf.

Telmo entendeu que o resgate da nossa história é a peça fundamental para que continuemos nesse processo cíclico de evolução.
Falo isso, porque eu e o Shaper das DADOS SURFBOARDS, Dado estivemos lá para, além de nos inspirar com os conceitos antigos, medir as curvas de fundo de algumas pranchas.

Fiquei impressionado pela quantidade de raridades e com a beleza de alguns modelos como uma BAHNE single fin e diversas outras.
Além das pranchas, parafinas de diversas marcas e épocas, artefatos havaianos, quadros que retratam o nosso lifestyle, tudo bem exposto e catalogado.

O Museu de Surf de Cabo Frio está localizado na Rua Jorge Lóssio, entre o centro e a Praia do Forte, o n° eu vou ficar devendo, mas é fácil de achar.
P.S.: Obrigado ao Caio Teixeira, filho do Telmo e excelente longboarder pela paciência e boa vontade.

5 comentários:

  1. Parabéns,Telmo!!! De seu irmão e amigo Helio da feira da praia do forte

    ResponderExcluir
  2. vanderlei de santana gomes20 de julho de 2011 às 19:58

    ola telmo,eu sou de cabo frio mas moro aqui em aracaju(se),ha 25 anos.nos conhecemos desde os aureos anos 80 quando pegava onda de body board.sou o vandecko.pra quem se lembra e dificil de esquecer...legal essa sua atitude... so falta uma homenagem aos nossos idolos locais da epoca,como:Miguel Cury,Gugu,boca,Vitor Ribas entre outros... a lista e grande. valeu irmao... visite aracaju.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. telmo vc é o cara mesmo!!! parabéns por esse grande trabalho maravilhoso que é colecionar todos os tipos e modelos de pranchas desde os anos 50 até os dias de hoje , continue sendo essa pessoa humilde , simples e carismática que voçê sempre foi e não se esqueça de que essas lindas pranchas também passaram pelas minhas mãos , humildemente falando é claro né; sucesso sempre pra vc e sua familia e surf na veia sempre.

    ResponderExcluir